Confira o resumo de O Cravo e A Rosa: capítulo 1 ao 50

Confira o resumo dos capítulos da novela O Cravo e A Rosa: capítulo 1 ao capítulo 50.

Capítulo 1 (26/06/2000)

O cavalo de Petruchio para a passeata das mulheres. Catarina não deseja ir à regata ser apresentada ao seu novo pretendente, mas o pai consegue convencê-la. Bianca e Heitor se beijam às escondidas. Catarina chega de bote e atira Serafim no rio. Joaquim acerta com um detetive para seguir Petruchio. Dinorá vende a promissória de Petruchio a um agiota e faz planos para casá-lo com Catarina. Petruchio fica irritado ao receber uma carta comunicando que ele perderá a fazenda. Dinorá fala para Petruchio que ele necessita se casar com Catarina para quitar a dívida. Serafim vai à casa de Catarina. Ela se veste de louca.

Capítulo 2 (27/06/2000)

Catarina se comporta como se fosse uma louca. Petruchio não deseja se casar com Catarina. Ele vai atrás do agiota Normando, que topa parcelar a dívida. Ao ficar sabendo que a loucura de Catarina era uma simulação, Serafim decide conquistá-la. Cornélio resolve apresentar Petruchio à Catarina, e Dinorá gosta da idéia. Lindinha espiona o banho de Petruchio. Normando ameaça pegar a fazenda, caso ele não quite a dívida no prazo. Para salvar as terras, Petruchio aceita se casar. Buscapé comunica à Catarina que Dinorá lhe arranjou mais um novo pretendente.

Capítulo 3 (28/06/2000)

Batista conhece Petruchio e aceita apresentá-lo a Catarina. Heitor fala para Bianca que tem um projeto para ficarem juntos. Lindinha não aprova saber que Petruchio vi se casar. Catarina solicita ajuda à Lourdes e Bárbara para livrar-se de Petruchio. Joaquim dá dinheiro a Normando para prejudicar Petruchio. Dinorá ameaça contar o segredo de Candoca se ela não lhe ajudar a impedir a fuga de Bianca e Heitor. Lourdes e Bárbara buscam impedir Petruchio de entrar na casa de Catarina, em vão. Catarina simula estar grávida para conhecer Petruchio.

Capítulo 4 (29/06/2000)

A falsa barriga de Catarina cai e Petruchio come a melancia. Candoca quesitona à Rosa sobre o relacionamento dela com Cornélio. Ao notar que Catarina é do contra, Petruchio solicita que Batista simule não querer que ela se casa com ele. Celso chega à fazenda de Petruchio. Bianca não topa a ideia de fugir com Heitor. As feministas armam um protesto contra a revista de Serafim, que aproveita para se aproximar de Catarina. Petruchio e Celso fazem serenata para Catarina. Batista proíbe Catarina de ver Petruchio.

Capítulo 5 (30/06/2000)

Catarina indica que vai contrariar o pai, mas expulsa Petruchio. Petruchio pega Lindinha cheirando suas camisas, mas Neca arranja uma desculpa. Normando apresenta a Joaquim uma intimação judicial contra Petruchio. Dinorá dá conselho à Catarina a não descartar Petruchio. Heitor joga charme para Kiki. Serafim se nega a publicar o artigo feminista escrito por Catarina. Heitor ameaça se alistar na Legião Estrangeira se Bianca não fugir com ele. Januário se oferece para auxiliar Lindinha a atrapalhar o casamento. Petruchio beija Catarina.

Capítulo 6 (01/07/2000)

Catarina joga um vaso em Petruchio, que quase acerta Mimosa. Ela desmaia. Catarina fica chocada com o beijo de Petruchio. Bianca decide escapar com Heitor e comunica à Candoca, que conta a Dinorá. Batista solicita a Petruchio que não visite Catarina. Dinorá esconde o dinheiro de Heitor para impedi-lo de fugir. Petruchio leva flores à Catarina e, do meio delas, sai uma cobra, colocada por Lindinha. Batista expulsa Petruchio, mas Catarina solicita a ele que fique. Calixto e Mimosa conversam. Cornélio dá dinheiro a Heitor. Buscapé acerta com Catarina o plano de Bianca.

Capítulo 7 (03/07/2000)

Batista não deixa que Bianca fuja e a proíbe de encontrar-se com Heitor. Dinorá toma ciência que Cornélio colaborou com Heitor. Bianca faz greve de fome até Catarina topar casar-se com Petruchio. Os empregados da fazenda dão suas economias a Petruchio, mas ele não topa. Neca fica enciumado com Calixto. Catarina busca obrigar Bianca a comer. Cornélio dá um colar à Dinorá, que marca encontro com Serafim. Petruchio vai atrás de Batista. Bianca desmaia.

Capítulo 8 (04/07/2000)

Batista aceita ajudar Petruchio após Catarina o aceitar. Catarina propõe um acordo: se Petruchio provar que Heitor não presta, aceita que ele faça uma visita. Dinorá e Celso paqueram. Petruchio hospeda Fábio e solicita à Kiki que conquiste Heitor para desmascará-lo. Kiki e Heitor se banham no rio. Petruchio e seus amigos escondem as roupas de Heitor. Petruchio leva as roupas à Catarina, que as apresenta para Bianca. Catarina aceita em aceitar a corte de Petruchio, desde que ele não a beije.

Capítulo 9 (05/07/2000)

Bianca deixa de fazer a greve de fome. Normando não permite que Petruchio tome conhecimento que a fazenda vá à leilão. Joaquim decide comprar a fazenda. Fábio paquera Lindinha, e Januário toma satisfações. As feministas fazem um protesto. Bianca crê na versão de Heitor sobre o banho de rio. Calixto chama Mimosa para um passeio. Heitor tira satisfações com Kiki. Edmundo se candidata à vaga de professor e fica apaixonado por Bianca.

Capítulo 10 (06/07/2000)

Bianca fica chocada com Edmundo, e ele é contratado. Catarina chama a família de Cornélio para um lanche. Serafim finge aceitar a causa feminista. Edmundo aluga um quarto na casa de Rosa. Candoca fica interessada por ele. Lindinha põe pimenta no licor. Cornélio e Batista ficam impressionados com a submissão de Petruchio. Batista passa mal ao provar o licor. Petruchio descobre que sua fazenda vai à leilão e tira satisfações com Normando. Dinorá não deixa que Cornélio ajude Petruchio. Inicia-se o leilão.

Capítulo 11 (07/07/2000)

Dinorá vê Cornélio no leilão. Petruchio procura saber porque Joaquim o odeia. Catarina simula não se importar com o leilão. O leilão é suspenso por decisão do juiz, que comunica que a dívida foi quitada. Cornélio garante que não colaborou com Petruchio. Os guardas não deixam que Petruchio bata em Joaquim. Serafim fala para Petruchio que deve ter sido Catarina quem quitou a dívida. Catarina nota o interesse de Edmundo por Bianca. Petruchio nega convite de Kiki. Joaquim quer tomar conhecimento quem salvou a fazenda. Heitor solicita à Bianca que faça mais greve de fome para fazer pressão por Catarina. Petruchio beija Catarina na rua.

Capítulo 12 (08/07/2000)

Catarina fica irritada e ordena que prendam Petruchio. Joaquim e Serafim celebram um acordo para destruir Petruchio e separá-lo de Catarina. Celso e Fábio alugam quarto na casa de Rosa. Kiki comunica que Petruchio está preso. Serafim decide fazer de Dinorá uma aliada na guerra contra Petruchio. Catarina resolve alfabetizar Buscapé. Candoca fala com Edmundo sobre o namoro de Bianca e Heitor. Celso solicita ajuda a Batista para soltar Petruchio. Serafim envia flores para Dinorá. Batista tira Petruchio da cadeia. Petruchio decide que nunca mais quer ver Catarina.

Capítulo 13 (10/07/2000)

Batista conta ter quitado a dívida e ameaça tirar a fazenda de Petruchio se ele não se casar com Catarina. Fábio é forçado por Petruchio a conquistar o coração de Lourdes. Heitor beija Bianca e ela sai correndo. Lindinha solicita ajuda a Januário para tomar conhecimento o que Petruchio está armando. Dinorá e Josefa veem Joaquim e Serafim na confeitaria. Josefa suspira quando Serafim põe o pé em sua perna, acreditando ser de Dinorá. Joaquim solicita ajuda para separar Petruchio e Catarina e promete joias. Rosa acalma Bianca: beijo não gera gravidez. Dinorá conversa sobre sexo com Catarina. Edmundo fala de amor com Bianca. Petruchio envia um pote de mel à Catarina.

Capítulo 14 (11/07/2000)

Dinorá insiste que Catarina deve dar uma chance para Serafim e a chama para jantar em casa. Heitor fica enciumada com Bianca. Mimosa bate de frente com Calixto. Catarina inicia aulas com Buscapé como ler a escrever. Edmundo recita poemas de amor à Bianca. Joana e as crianças quase veem Batista em seu carro. Cornélio chama Petruchio para jantar em sua casa. Fábio aposta com Celso que irá conquistar Catarina. Celso se oferece para acompanhar Candoca ao jantar de Dinorá. Petruchio vê Catarina no jantar.

Capítulo 15 (12/07/2000)

Catarina decide deixar ser cortejada por Serafim, só para deixar Petruchio nervoso. Cornélio acha esquisito quando Celso demonstra já conhecer Dinorá. Petruchio é grosseiro à mesa. Serafim joga charme para Dinorá. Celso agarra Dinorá e agenda um encontro. Petruchio pede Catarina em casamento, a beija e toma um tapa. Neca faz questionamentos sobre Calixto. Batista veste-se de caixeiro viajante e chega em sua outra casa. Bianca ameaça fazer outra greve de fome se Catarina não topar o pedido de casamento.

Capítulo 16 (13/07/2000)

Catarina fica irada. Joana recebe Batista com amor. Jorginho e Fátima ficam felizes com a chegada do pai. Januário se oferece para auxiliar Lindinha para conquistar Petruchio. Dinorá vai atrás de Serafim e garante que vai ajudá-lo. Celso solicita o apartamento de Kiki emprestado. Kiki dá dicas para Fábio conquistar Lourdes. Dinorá dá conselho para Catarina aceitar o convite de Petruchio para continuar a provocá-lo. Bianca fica feliz ao tomar conhecimento da decisão da irmã. Rosa nota o interesse de Candoca por Edmundo. Dinorá sente alergia quando beija Celso. Petruchio solicita um beijo à Catarina.

Capítulo 17 (14/07/2000)

Catarina põe uma escova na boca de Petruchio. Mimosa perdoa Calixto. Fábio tropeça e cai em cima de Lourdes, que fica irritada. Ele finge ser mudo. Kiki e Lindinha choram ao tomar conhecimento que Petruchio vai se casar. Neca faz charme para Calixto. Josefa e Dinorá recebem pulseiras de ouro. Bianca foge do beijo de Heitor. Januário empresta o anel da sorte de sua família à Lindinha. Kiki vai à fazenda de Petruchio.

Capítulo 18 (15/07/2000)

Kiki se declara a Petruchio e, ao ser rejeitada, diz que vai se vingar. Batista conhece Berenice, vizinha de Joana. Ao chegar em casa, Batista fica feliz com a informação sobre o casamento e planeja o jantar de noivado. Josefa dá conselho a Heitor para ser aluno de Edmundo. Catarina leva um artigo para Serafim, que promete publicá-lo. Ela o chama para seu jantar de noivado. Cornélio busca convencer Batista a aceitar Heitor. Kiki fica sabendo que Celso é amante de Dinorá. Fábio visita Lourdes. Petruchio fica irritado ao tomar conhecimento que Catarina se encontrou com Serafim.

Capítulo 19 (17/07/2000)

Petruchio desafia Serafim. Bianca está certa que Catarina está apaixonada por Petruchio. Catarina se recorda e sente saudades da mãe. Dinorá solicita à Josefa uma receita que a auxilie a parar de sentir alergia a Celso. Joaquim obriga Serafim a aparecer no noivado. Heitor solicita a Edmundo que o ensine a ser romântico. Calixto exige que Petruchio vá vestido de noivo. Lindinha substitui Neca na preparação do jantar. Candoca chega com Celso, e Dinorá fica enciumada. Petruchio se irrita com a presença de Serafim, mas também fica encantado ao ver Catarina.

Capítulo 20 (18/07/2000)

Batista faz um brinde em homenagem aos noivos. Catarina dá apoio a Serafim. Calixto identifica Josefa. Dinorá dança com Serafim e pisa no vestido de Catarina, que fica irritada com Petruchio. Dalva revela para Edmundo que foi apaixonada por Cornélio. Petruchio e Catarina batem boca quebrando tudo no quarto. Januário faz simpatia para ter o amor de Lindinha. Calixto e Mimosa incentivam Petruchio a pôr o anel de noivado em cima do doce. Catarina engole o anel.

Capítulo 21 (19/07/2000)

Petruchio fica irritada e vira Catarina de cabeça para baixo. Catarina joga doces em Petruchio, acertando em Serafim. Batista arruma outro anel a Catarina, que foi da mãe dela. O noivado ocorre. Bianca fica sabendo que Catarina não engoliu o anel, pois ele foi roubado antecipadamente. Lindinha experimenta o anel que foi da avó de Petruchio. Heitor quer auxílio de Cornélio para redigir um poema. Dinorá rouba as ceroulas de Celso. Calixto se recorda de seu passado com Josefa. Depois, chama Mimosa para passear. Heitor declama o poema para Bianca. Chocada, ela lhe dá uma tapa e rompe o noivado.

Capítulo 22 (20/07/2000)

Uma médica faz exame em Catarina, mas não encontra o anel. Catarina toma conhecimento que o anel foi furtado. Heitor lê seu poema para Edmundo, tentando descobrir onde errou. Josefa atira a água da simpatia em Dinorá. Calixto crê que Josefa pode ter tido um filho seu e revela tudo para Petruchio. Catarina anda de cavalinho nas costas de Petruchio, que fica com sentimento de humilhado e a derruba. Calixto beija Mimosa. Berenice lava roupa na casa de Batista, que se sente mal. Serafim diz para Josefa que, se conseguir beijar Catarina, irá conquistá-la.

Capítulo 23 (21/07/2000)

Joaquim ameaça retirar o apoio financeiro para a revista, caso Serafim não conquiste Catarina. Josefa diz que fará uma poção do amor para Serafim. Dinorá fala para Catarina que, se ela beijar Serafim, Petruchio encerrará o noivado. Lourdes se enfeita para ver Fábio. Bianca revela a Edmundo que falta algo em seu romance com Heitor. Dinorá devolve as ceroulas de Celso, mas segue com alergia. Joana quer ter conhecimento se o marido conhece Batista. Calixto solicita um beijo a Neca, que solta as galinhas em cima dele. Catarina fala para Petruchio que o anel foi roubado. Petruchio anuncia que irá agendar a data do casamento.

Capítulo 24 (22/07/2000)

Catarina enfia sorvete na cara de Petruchio. Petruchio entra no apartamento de Lourdes e recebe uma lata de tinta na cabeça. Joana fala para Batista que Fátima irá conhecer a casa do banqueiro. Catarina se oferece para dar aulas a Fátima. Cornélio e Dinorá buscam convencer Batista a dar uma festa a fantasia. Catarina gosta da ideia, cheia de planos para espantar Petruchio. Candoca aconselha Edmundo a se aproximar de Bianca para conquistá-la. Batista indica a Cornélio que expulse a sogra de casa.

Capítulo 25 (24/07/2000)

Dinorá fica curiosa com o plano de Catarina para se livrar de Petruchio. Petruchio briga com Neca e Lindinha. Catarina monta um plano com Bárbara: ela se vestirá de odalisca e cairá nos braços de Petruchio na festa. Depois de uma noite de amor, Cornélio dá joias à Dinorá. Joana deixa que Jorginho estude com Catarina. Edmundo aceita ajudar Heitor. Cornélio se livra de Pompom com o auxílio de Dalva. Batista se esconde ao tomar conhecimento que Jorginho e Fátima estão em sua casa. Petruchio vê Catarina.

Capítulo 26 (25/07/2000)

Catarina chama Petruchio para o baile a fantasia. Calixto vai beijar Mimosa, mas ela acaba engolindo um mosquito. Batista busca proibir Catarina de dar aula para as crianças, mas nada consegue. Josefa vai atrás de Pompom. Candoca convence Edmundo a ir ao baile. Neca chora ao tomar conhecimento do beijo de Calixto e Mimosa. Josefa consegue uma fantasia para que Heitor não seja identificado no baile. Celso comunica a Petruchio que Catarina tem algum plano. Petruchio vai ao baile.

Capítulo 27 (26/07/2000)

As mulheres ficam encantadas com Petruchio vestido de homem das cavernas. Dinorá entrega uma pomada do amor para que Serafim passe nos lábios e beije Catarina. Januário auxilia Lindinha a fazer o feitiço para conquistar Petruchio. Disfarçado, Heitor desperta o interesse em Batista. Calixto pressiona Josefa para tomar conhecimento sobre o filho. Heitor é desmascarado e expulso da festa. Bianca chora e é apoiada por Edmundo. Serafim beija uma mulher pensando ser Catarina. Catarina termina o noivado ao ver Petruchio beijar Bárbara.

Capítulo 28 (27/07/2000)

Petruchio fica desesperado ao se deparar com os problemas na fazenda. Calixto vende os queijos que restaram. Lindinha acredita que seu feitiço começou a dar certo. Edmundo dita uma carta de amor para Heitor. Batista indica a Cornélio uma pessoa que pode desaparecer com Josefa. Catarina fica chocada ao tomar conhecimento do incêndio e manda empenhar um par de brincos, solicitando que Mimosa leve o dinheiro a Petruchio. Dinorá é resistente à coceira ao beijar Celso.

Capítulo 29 (28/07/2000)

Lindinha e Petruchio se beijam. Bianca está decidida a obrigar Catarina a se casar. Bianca diz que fará greve de fome até Catarina subir ao altar. Petruchio pede desculpas à Lindinha, que cai no choro de decepção. Dalva quer que Candoca saia com Celso. Batista fala que não irá permitir o namoro de Bianca e Heitor. Calixto é encarregado por Mimosa de vender as jóias de Catarina. Edmundo fica sabendo que Bianca gostou da carta.

Capítulo 30 (29/07/2000)

Calixto acaba contando a Petruchio que as joias são de Catarina. Kiki se encontra com Dinorá. Petruchio vai tomar satisfações com Catarina e solicita que o noivado seja retomado. Catarina diz que Petruchio quer apenas seu dote. Ele a beija e vai embora. Bianca insiste na greve de fome. Joaquim solicita à Dinorá que o auxilie a montar um plano contra Petruchio.

Capítulo 31 (31/07/2000)

Celso observa Candoca com interesse. Edmundo redige outra carta. Batista não deixa que os filhos estudem com Catarina. Kiki vai até a fazenda. Cornélio diz para Dalva sobre o seu desejo de desaparecer com Josefa. Kiki agarra Petruchio. Catarina invade o quarto de Bianca com várias travessas de comida na mão. Petruchio beija Kiki na frente da casa de Catarina.

Capítulo 32 (01/08/2000)

Catarina dá o revide, jogando um vaso na cabeça de Petruchio. Berenice propõe que os filhos de Joana continuem indo às aulas com Catarina sem o pai ter conhecimento. Edmundo sofre por conta de seu amor por Bianca. Dinorá solicita ajuda a Heitor para levar adiante o plano de Joaquim contra Petruchio. Lourdes inicia sua pintura com Fábio sem camisa. Bianca passa mal, e Dinorá promete arrumar um médico. Petruchio aceita a encomenda do vigarista contrato por Joaquim.

Capítulo 33 (02/08/2000)

Termina a greve de fome de Bianca. Mimosa e Calixto acertam um encontro após a missa. Batista questiona como Petruchio irá pagar a hipoteca da fazenda, agora, que rompeu com Catarina. Heitor convence Candoca a agendar um encontro com Bianca. Celso aconselha Kiki a desistir de Petruchio. Cornélio comunica ao seqüestrador que não deseja matar a sogra, mas só tirar umas férias dela. Candoca se declara a Edmundo, que diz ser seu melhor amigo. Catarina aceita tomar chá com Serafim. Celso beija Candoca e recebe um tapa. Quando vai tomar banho, Petruchio surpreende Lindinha no chuveiro. Bianca se encontra com Heitor, mas Catarina chega e berra pelo pai. Candoca se arrepende e aceita o beijo de Celso. Josefa acha esquisito quando Cornélio a chama de sogrinha querida. Batista quer enviar Bianca para o convento.

Capítulo 34 (03/08/2000)

Mimosa pensa um plano para salvar Bianca. Cornélio bate boca com a sogra e vai dormir no tapete. Petruchio recebe o cheque do vigarista. Lindinha deixa Januário tocar seus cabelos, mas oferece a crina do cavalo. Bianca quer ter conhecimento por quem Edmundo está apaixonado. Diante da igreja, dois homens buscam arrastar Josefa para dentro de um carro, mas ela os põe para correr. Petruchio esfrega o cheque no rosto de Catarina. Bianca é examinada pelo médico. Cornélio acha esquisito porque Dinorá não acompanhou Josefa na igreja. Petruchio e Catarina quase se beijam, mas Serafim interrompe. O jornalista alterou o artigo que ela redigiu para a revista, deixando-a possessa. O caixa do banco conta que o cheque é roubado, e Petruchio fica estremecido. O médico reúne a família para revelar que Bianca tem um sopro no coração, a mesma doença que fez sua mãe falecer.

Capítulo 35 (04/08/2000)

Bianca não pode ter emoções fortes nem realizar outra greve de fome. Batista desiste do convento, mas a ameaça com o hospital. Petruchio retorna para casa de mãos vazias e põe a culpa Calixto. Januário quer ir embora da fazenda porque acredita que Petruchio está escondendo o dinheiro. Neca teme perder o emprego. Heitor tem ciência da doença de Bianca e quer vê-la. Bianca não compreende o mistério em torno da sua doença. Heitor manda o vigarista desvendar quem tentou sequestrar sua mãe. Mimosa e Calixto se unem para juntar Catarina e Petruchio. Catarina toma ciência que o casamento da sua mãe não foi feliz porque ela amava outro homem. Catarina decide se casar, para salvar Bianca.

Capítulo 36 (05/08/2000)

Catarina coloca suas condições para que ocorra o casamento, mas diz que ainda não escolheu o noivo. Bianca festeja de alegria. Catarina conta que só irá se casar com quem a obedecer. Batista cogita uma maneira de enviar dinheiro à Joana. Januário que ir embora, mas Petruchio solicita que ele aguarde mais. Joaquim vai atrás de Petruchio para comprar a fazenda e expõe sua raiva: foi Petruchio quem seduziu sua filha no passado. Petruchio nega ter tirado a honra da jovem, mas Joaquim segue irredutível e lhe dá um tempo para avaliar. Petruchio não vê outra saída a não ser pôr a fazenda à venda. Heitor deseja pagar Edmundo para redigir uma linda carta para Bianca. Edmundo não aceita o dinheiro, mas escreve a carta. Todos se reúnem para escutar a decisão de Catarina, que resolve dar uma chance ao jornalista Serafim.

Capítulo 37 (07/08/2000)

Calixto insiste que Petruchio deve buscar uma nova oportunidade com Catarina. Bianca busca convencer a irmã que ela deve se casar com o fazendeiro. Cosme joga uma carteira recheada na porta de Joana, que a acha. Catarina solicita que Serafim ensine-a a dirigir. Heitor deseja ver a amada e Cornélio deve ajudá-lo, seguindo ordens de Dinorá. As crianças festejam com a aula de Catarina. Batista se esconde no jardim. Heitor e Bianca se beijam com amor. Dinorá sente Celso distante. Lourdes solicita que Catarina jamais se case com o grosseirão. Fábio aceita tirar a camisa e só. Petruchio decide ir ver Catarina e fazer da onça um tapete. Catarina começa a dirigir, e Petruchio vê o carro se aproximando de sua direção.

Capítulo 38 (08/08/2000)

Catarina breca no último instante, mas acaba derrubando Petruchio. Ela fica desesperada transparecendo os seus sentimentos. Petruchio é levado desmaiado para a mansão e se surpreende ao despertar e ver Catarina responsável por seus cuidados. Logo em seguida, os dois voltam a brigar. Cornélio fica desconfiado de Dinorá e suas idas à igreja. Dalva solicita que Candoca não conte do passado para Celso. Cornélio banca o genro amantíssimo. Bianca começa a acreditar que está doente, mas a irmã nega. Fábio está desistindo da aposta, porque sentiu um comichão. Lourdes também sente um comichão. Josefa pede que Dinorá dê uns presentinhos para Celso. Calixto e Mimosa planejam para que Catarina e Petruchio se vejam na igreja.

Capítulo 39 (09/08/2000)

Calixto joga charme para Mimosa, que responde com o sinal da cruz. Todos decidem ir com Petruchio para a cidade. Joaquim já planeja expulsar o fazendeiro um dia após a venda. Joana devolveu a carteira acreditando que era do dono do bar. Batista fica enrolado dando pistas que sabia da história. Joaquim quer pagar com cheque, mas Petruchio se nega a receber. Joana não conta ao marido que as crianças seguem tendo aulas. Serafim busca beijar Catarina e leva um golpe de vaso na cabeça. Kiki se mostra solidária com Petruchio e dá uma dica para que encontre Dinorá na igreja e pressione-a. Bianca arruma uma forma de levar Catarina à igreja. Batista fica irritado ao tomar conhecimento que a filha pegou o seu carro. Todos se veem na igreja. Petruchio sai com Catarina de carro e garante amá-la. Ele faz um novo pedido de casamento.

Capítulo 40 (10/08/2000)

Catarina decide que irá se casar com quem obedecer às suas regras. Dinorá entra em pânico porque Kiki deu com a língua nos dentes. Joaquim espera Petruchio com um monte de notas e tem um ataque ao cogitar que o negócio naufragou. Serafim fica em choque ao tomar conhecimento que Petruchio e Catarina saíram juntos. Josefa ordena que Dinorá dê uma jóia à Kiki. Catarina impõe as suas regras, a principal delas é dormir em quartos separados e ser esposa apenas no papel. Petruchio topa. Todos brindam ao casamento. Falsa, Lindinha garante que será a melhor amiga de Catarina. Kiki aceita a joia e promete silêncio. Joaquim dá dinheiro para que Dinorá termine com o casamento. Ela vai atrás de Petruchio e comunica que Catarina quer que ele puxe uma charrete.

Capítulo 41 (11/08/2000)

Petruchio pensa nos seus empregados e aceita a humilhação. Catarina acredita que foi ideia dele e adora o passeio. Celso toma conhecimento da chantagem de Kiki, e Dinorá deseja terminar tudo com ele. Bianca bate de frente com a irmã, que adorou saber que terá um marido humilde e cordato. Calixto, Januário, Lindinha e Neca ficam irritados, mas se emocionam ao descobrirem que Petruchio fez por eles. Catarina chama Fátima para ser a dama de honra do casamento. Celso faz pressão em Kiki, que propõe falar mais uma vez com Dinorá. Bárbara se choca ao ver os desenhos criados por Raquel. Dalva fica feliz ao ser chamada para criar o vestido da noiva. Cornélio acha esquisito o nervosismo das mulheres da família. Petruchio garante a Calixto que depois de casar irá domar a fera.

Capítulo 42 (12/08/2000)

Batista busca imaginar uma forma de impedir que Fátima seja a dama de Catarina. Bianca solicita permissão para namorar Heitor. O pai concede, desde que Mimosa tome conta de tudo. Candoca segue amando Edmundo, mas diz à mãe que irá tentar ser feliz com Celso. Batista quer saber das novidades, mas Joana nada conta. Lindinha indica que fará Catarina comer o pão que o diabo amassou. Januário consegue beijar o joelho de sua amada. Joaquim culpa Serafim pelo fracasso de seus planos. Cornélio vê Celso deixando a igreja e Dinorá banca a injuriada. Josefa aconselha que ela banque a ciumenta. Rufino tentará sequestrar Josefa no dia do casamento de Catarina. Edmundo sofre ao tomar conhecimento que Bianca ama Heitor pelas cartas que escreveu. Joana decide falar com o marido.

Capítulo 43 (14/08/2000)

Batista briga ao tomar conhecimento que Joana contrariou as suas ordens, mas ela finca pé e diz que Fátima será a dama de honra. Catarina faz inúmeras exigências para a casa nova: comida e ambiente à sua altura. Josefa fica animada ao saber que Joaquim quer encontrá-la. A noiva insiste com o pai: quer um conversível de presente de casamento. Batista quer mandar fazer o terno de Petruchio e manda Mimosa providencie uma roupa do fazendeiro. Joaquim está muito feliz porque sua filha Muriel Marcela escreveu uma carta. Josefa fica interessada pelo assunto, embora faça certo mistério. Calixto pega roupa do patrão. Edmundo deseja ser atleta como Heitor. Batista divide o seu segredo com Cornélio. Os dois vão até a igreja. Dinorá e Celso se beijam. Bianca recebe uma nova carta de amor. Edmundo acompanha Heitor nos treinos.

Capítulo 44 (15/08/2000)

Edmundo machuca o braço no primeiro exercício. Cornélio acha esquisito ao não ver Dinorá, mas ela aparece no fundo da igreja, com a desculpa que estava no confessionário. Banca a ofendida e comunica que ele irá dormir no sofá. Batista faz promessa para sair da enrascada. Januário solicita o amuleto de sorte para ser rico e bonito. Bárbara chama Fábio para ir com elas ao casamento. Joana também ganha roupa para ir ao casamento. Edmundo fica mal quando Bianca confirma gostar dele como a um irmão. Calixto busca convencer Petruchio a usar o terno, pede Mimosa. O noivo aceita em ir bem elegante. Batista suspira aliviado: Fátima está com catapora. Chega o dia do casamento. Bianca fica feliz ao dar o braço a Heitor. Catarina entra na igreja: o padre está no altar, mas o noivo, não.

Capítulo 45 (16/08/2000)

Nervosa, Catarina se prepara para ir embora. Petruchio chega bem malvestido. O casamento se inicia, mas os dois se agridem o tempo todo. Acabam dizendo “sim” e um suspiro de alívio é ecoado na igreja. Ao ver o anel de Januário, Joaquim se transtorna e busca falar com ele. Batista pega o buquê da noiva e dá para Bianca. Heitor solicita se encontrar com a namorada à noite no quarto. Dinorá fica enciumada com Xandoca e Celso. Serafim joga charme para Lindinha e deseja tomar conhecimento quem seja Januário. Surgem pintas no rosto de Batista: ele está com catapora. Rufino busca sequestrar Josefa. Calixto vê o incidente, todos vão atrás, e ela é salva. Petruchio e Catarina dançam a valsa, mas ele não consegue beijá-la. A confusão se estabelece. Petruchio leva a mulher pendurada em seu ombro.

Capítulo 46 (17/08/2000)

Muito nervosa, Catarina se debate. Parte da viagem, o casal tem que fazer a pé. Catarina termina subindo num jumento, vestida de noiva. Chega desgrenhada, na fazenda. Bianca e Mimosa falam sobre desejo. Heitor está decidido a entrar no quarto de Bianca e forçar mais o casamento. Candoca não compreende a agressividade de Dinorá. Fábio não consegue falar mais direito. Batista dorme no quarto de Bianca. Januário fala que o anel era de seu pai, um fazendeiro rico que não conheceu. Lindinha indica que ele venda para o homem que está interessado. Heitor sai entrando no quarto e abraça Batista. Petruchio simula brigar com os empregados, resmunga que nada está à altura de Catarina e deixa-a sem comer e sem roupa de cama. Desolada, ela senta-se na cama, que desaba. Uma galinha carijó lhe faz companhia.

Capítulo 47 (18/08/2000)

Petruchio ordena que Neca tranque toda a comida. Batista obriga Heitor a se afastar de forma definitiva de Bianca, que fica mal. Catarina ataca uma cebola, oferecida por Lindinha. Se ela quiser comer, terá que cozinhar, comunica Petruchio aos empregados. Lindinha faz pressão em Januário: quer ver Serafim. Cornélio intercede por Heitor. Dinorá fala para o irmão que o médico foi pago por ela e que Bianca não está doente. Petruchio obriga Celso e Fábio a comer capim. Joaquim apresenta a Serafim um anel semelhante ao de Januário e ordena que o jornalista investigue tudo sobre o rapaz. Heitor solicita ajuda à Candoca para ver Bianca. Catarina tenta pegar ovos no galinheiro. Petruchio deseja receber o dote de Catarina, mas Batista simula o surpreso.

Capítulo 48 (19/08/2000)

Bianca solicita desculpas a Edmundo e fala que gostaria de tê-lo como irmão. Calixto chama Mimosa para ficar na igreja com ele e não se beijam por que são interrompidos por Buscapé. Calixto convence Petruchio a usar o terno. Batista bate de frente com as filhas para viajar. Batista fica bem ao ver que Fátima está com catapora e não poderá ser dama de honra de Catarina. Chega o dia do casamento. Bianca vai com Heitor à cerimônia. Petruchio se recorda de todos seus momentos ao lado de Catarina. Catarina entra na igreja e se assusta ao ver que Petruchio ainda não chegou.

Capítulo 49 (20/08/2000)

Catarina exige o seu carro. Em seguida, alimenta a carijó e seus pintinhos e até experimenta com nojo a ração. Lindinha beija Petruchio, durante o sono dele. Certo que foi Catarina, ele leva bolo e café para a mulher pela manhã e recebe um prato na cabeça. Joaquim fica preocupado com a filha que chegará de Paris. Lindinha simula que o anel de caveira é seu e surpreende Joaquim. Candoca intercede por Heitor. Ele indica que fará uma nova greve de fome e Bianca sai irritada. Joaquim divide com Serafim o seu segredo: teve um filho com Suzette, uma mulher da noite, a quem entregou o anel. Josefa adora as flores que recebe de Joaquim e vai ao seu encontro. Ele insiste que ela é Desirée e questiona sobre o sexo da criança que Suzette teve. Antes que ela responda, é sequestrada.

2
Capítulo 50 (22/08/2000)

Dinorá solicita sais ao tomar conhecimento que a mãe foi levada. Josefa faz muitas exigências no cativeiro. Celso reage ao tomar conhecimento que não é o primeiro namorado de Candoca e ela diz nem ter sido beijada. Edmundo dita para Heitor uma nova carta de amor. O médico não concede alta a Batista, que está doido para viajar. Berenice acha esquisito ao tomar conhecimento que o banqueiro se encontra com catapora. Batista inventa estratagema: Cosme deixa uma trouxa de roupas para Joana lavar, com um monte de dinheiro no bolso. Catarina se nega a lavar as próprias roupas. Calixto chega com a vaca nova que adquiririam. Cornélio negocia com o sequestrador pelo telefone e diz que irá libertar Josefa. Catarina entra no carro para fugir.

Saiba tudo sobre O Cravo e A Rosa

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Advertisement