Resumo de Páginas da Vida, no Viva, entre 6 e 18 de dezembro

Confira o resumo dos capítulos da novela Páginas da Vida no Viva. A trama vai ao ar de segunda a sábado, às 23h, e reprisado no dia seguinte às 13h30. Aos domingos, a maratona Páginas da Vida vai ao ar a partir das 19h.

Capítulo de segunda-feira, 6 de dezembro – Cap. 13

Alex e Nanda dão um abraço. Marta arruma uma festa com o auxílio de Lili, Vandinha e Sérgio. Olívia fala para Sílvio que prefere não ter conhecimento do sexo da criança e nem escolher o nome. Márcia fala ao pai que deseja batizar Tidinho na capela. Sandra deseja ser a madrinha. Marta agenda um encontro com Verônica para falar de um empréstimo. Alex quase cai duro ao tomar conhecimento que a filha terá gêmeos. Nanda solicita o seu apoio. Alex se põe de joelhos e beija a barriga da filha.

Helena se irrita ao tomar conhecimento que recusaram o cheque de Salvador em um restaurante por ele ser negro. Ela se irrita por ele não ter brigado por seus direitos. Selma fala com Lucas que sua ex-mulher deveria deixar que a filha vir ao Rio. Nanda molha os pés na água do mar. Márcia dá conselhos à Carmem para se divorciar legalmente. Carmem chama Greg para passar o fim de semana em Petrópolis, mas ele não topa. Verônica e Marta batem papo. Sérgio tenta dar um beijo em Kelly e ela lhe dá um tapa. A porta da casa se abre.

Capítulo de terça-feira, 7 de dezembro – Cap. 14

Todos ficam chocados observando Nanda. Marta berra e cai no choro ao tomar conhecimento que a Nanda está grávida. Nanda solicita perdão à mãe, que responde não querer mais vê-la. Verônica busca segurar Marta, que briga com Nanda. Alex se põe no meio. Marta expulsa os dois. Marta desaba numa cadeira, tremendo, chorando, fora de si. Verônica busca acalmar a irmã. Helena telefona para Salvador, pois acredita que se excedeu. Salvador não atende ao telefonema. Diana encontra Nanda no shopping e a chama para ficar em sua casa. Nanda sente a primeira contração.

Sandra chama Jorge para um final de semana em Petrópolis com Olívia e Sílvio, mas ele não topa. Alex busca conversar com Marta, que segue irredutível: quer Nanda fora de sua casa. Isabel vê uma entrevista de Renato sobre a exposição que está inaugurando. Giselle come doces e força o vômito. Jorge retorna para casa embriagado, e Sandra o auxilia. Jorge desperta ao lado de Sandra e não compreende. Helena solicita desculpas a Salvador, que dá razão a ela. Diana comunica à Nanda que Marta quer conversar. Olívia toma um tombo do cavalo.

Capítulo de quarta-feira, 8 de dezembro – Cap. 15

Sílvio sai correndo para socorrer Olívia. Jorge não se recorda da noite anterior, e Sandra debocha que se encontra em seu período fértil. Nanda mente para a mãe que o pai virá para o nascimento. Marta comunica que a filha não poderá contar com ela, mas deixa que ela retorne para o seu quarto. Sérgio abraça a irmã. Helena e Salvador bebem juntos, bem felizes. Diana acredita que Nanda deveria ter falado a verdade para a mãe. Nanda se consulta com o ginecologista. Olívia é encaminhada ao pronto-socorro. Nanda fica emocionada ao tomar conhecimento que um dos bebês é um menino. O médico fala para Olívia que ela poderá perder o bebê e a põe em repouso absoluto.

Tide fica chocado quando Carmem revela que está apaixonada por Greg. Olívia solicita que Silvio fale com Sandra, para que ela venha mesmo para Petrópolis. Greg engasga quando Tide fala no jantar que ele é o mais novo membro da família. Carmem informa que eles vão se casar em breve, para apreensão de Greg. Tide propõe um brinde ao novo casal. Greg fica irado com Carmem. Helena, Selma, Lucas, Lígia e Salvador aproveitam uma festa junina. Isabel fica encantada com as fotos de Renato. Jorge e Sandra fazem companhia a Sílvio e Olívia.

Capítulo de quinta-feira, 9 de dezembro – Cap. 16

Giselle guarda chocolates em uma caixa repleta de guloseimas, que esconde, quando Anna chega em casa. Carmem e Greg batem boca, pois ele não deseja se casar. Marina vê a cena. Marina fala para Tide que Carmem está arquitetando o casamento com Greg sem conversar com Bira. Carmem mente e diz à filha que Bira não deu um flagrante nela com Greg. Tide fica chocado ao tomar conhecimento que Bira fez com Greg, e Carmem dizendo que foi acidental. Renato ironiza ao ver Isabel olhando de forma atenta a uma de suas fotos, e ela vai embora. Ele a segue e solicita desculpas.

Lucas arranja briga na festa. Helena recebe carta de Diogo, que conta sobre sua experiência na África. Marta reclama com a filha por não ter arrumado dinheiro com o pai da criança. Sandra planeja o casamento com Jorge, que se diverte. Helena encontra Greg que fala que estão querendo casá-lo. Ela ironiza chamando-o de “neném”, como Carmem costuma fazer. Selma fala que Helena ficou enciumada, quando ela conta. Carmem atende ao chamado do pai e se vê cara a cara com Bira e Greg. Nanda e Olívia se reencontram.

Capítulo de sexta-feira, 10 de dezembro – Cap. 17

Diana fala para Olívia que é vizinha de Nanda. Bira revela para Tide que o que fez com Greg não foi acidental. Carmem fica enlouquecida quando Bira diz que não vai dar o divórcio. Greg fala para Tide que o melhor que tem a fazer é solicitar demissão. Olívia chama Nanda para fazer uma aula de hidroginástica na piscina da casa. Tide aconselha Bira a aceitar o divórcio, não aceita a demissão de Greg e ordena que Carmem respeite, ao menos, a memória de Lalinha, que teria vergonha do comportamento da filha. Helena fala com Selma que deseja fazer um jantar em sua casa para festejar seus 25 anos de formada.

Greg fala para Carmem que irá sumir uns dias e que ela não o procure. Anna fica sabendo a caixa de guloseimas que Giselle esconde no armário e a obriga a jogar tudo fora. Sandra fica com ciúmes com a súbita amizade entre Olívia e Nanda. Marta pega metade dos dólares que Nanda tem. Miroel solicita que Anna não seja tão rígida com a filha e fala que come escondido dela muitas vezes. Giselle fala para Elisa que não vai entrar no palco. Anna fica ajoelhada e solicita que Giselle dance. Marta escuta Nanda e Alex falando e ele dizendo que está muito feliz com os netos.

Capítulo de sábado, 11 de dezembro – Cap. 18

Anna obriga Giselle a entrar no palco, mas ela segue se recusando. Miroel ainda busca convencer Giselle, mas ela realmente não dança, para desespero de Anna, que vai embora sozinha. Marta fica sabendo, por acaso, que a filha vai ter gêmeos e fala que não quer nada com ela, nem com os netos. Decepcionada, a mãe ameaça colocá-la na rua caso o pai das crianças não apareça. Alex reage falando que Nanda não irá ter os filhos morando fora de casa, mas Marta mantém o tom de ameaça. Nanda sente-se mal. Jorge apresenta num telão uma apresentação virtual da Casa de Cultura Amália Martins de Andrade – AMA.

Gustavo debocha quando Márcia fala que vai voltar a trabalhar. Carmem insiste em telefonar para Greg, que lembra à nova namorada ter pedido um tempo. Miroel busca falarr com Anna, que simula dormir. Lucas fala que esteve com Greg, e Helena muda de assunto. Sérgio bate de frente na praia com dois rapazes, que estão com Kelly. Olívia e Sandra vibram ao verem Sílvio pilotando. Anna e Miroel se preocupam com Giselle, que está febril. Helena recebe um postal de Diogo, felicitando-a pelo aniversário de formatura. Helena fica animada em sua festa, rodeada de amigos. Greg comparece levando flores.

Capítulo de segunda-feira, 13 de dezembro – Cap. 19

Helena deixa a sala, irada, e Selma nota. Greg vai atrás de Helena para levar as flores. Helena fala para Selma que não estava com vontade de rever Greg, especialmente após receber um cartão amoroso de Diogo. Gustavo e Márcia batem de frente, pois ele insiste que ela não precisa trabalhar. Anna fala para Miroel que sonhou com a morte de Giselle. Ele a acalma.

Giselle diz que está com uma forte dor de cabeça, o que deixa os pais assustados. Helena simula estar surpresa quando Greg se aproxima dela e deixa claro que não o havia convidado. Sandra fica mal e raivosa quando Jorge sai com uma mulher bonita. O pediatra diz que Giselle está bem. Nanda sai com Sérgio e seus amigos, embora Marta faça críticas.

Renato, Lívia e Isabel se veem em uma livraria. Como de hábito, Renato trata Isabel com ironia. Sandra vê Jorge e a mulher se beijando e fica irritada. Isabel não consegue tirar Renato de sua cabeça. Helena se recorda do juramento do médico, com o auxílio de Selma, e todos brindam. Helena leva os últimos convidados até a porta. Quando retorna, dá de cara com Greg, com um copo de vinho na mão.

Capítulo de terça-feira, 14 de dezembro – Cap. 20

Helena põe Greg pra fora. Ele fala que estava apenas falando com Lídia na cozinha. Helena fica mais irritada quando Isidora fala que está fritando um bife para ele, mas acaba deixando que Greg jante. Miroel e Anna falam sobre o amor há um pelo outro. Sandra reage quando Jorge fala que a relação deles é de irmãos. Greg fala que não se casará com Carmem, porque ama Helena. Os dois se beijam.

Lívia indica que Renato chame Isabel para auxiliá-lo na seleção das fotos. Nanda chama Marta para ir ao médico com ela, mas ela se nega. Alex reprova o rancor de Marta. Helena desperta com Greg a seu lado. Carmem telefona incessantemente para o flat de Greg. Constância fala para Sandra que ela necessita arranjar um emprego, e as duas terminam brigando.

Tide indica que Sandra trabalhe na casa de cultura, quando tudo estiver pronto. Helena fica sabendo que Luciana dormiu em sua casa. Greg mente para Carmem que passou a noite no hospital. Jorge e Tide visitam as obras. Nanda resmunga com o médico de dor de cabeça. Marta mexe na caixa de recordações de Amsterdã de Nanda e acha a carta de despedida de Léo.

Capítulo de quarta-feira, 15 de dezembro – Cap. 21

Marta mexe em uma bolsinha com os dólares e um papel com o telefone de Olívia. Nanda fala para Olívia que dirá aos filhos que o pai morreu. Tide fica emocionado ao ver que o sonho de Lalinha está prestes a ser realizado. Helena fala com Selma que necessita ter uma conversa com Salvador sobre Luciana. Irmã Natércia, Irmã Fátima e Irmã Zenaide dão um presente pelos 25 anos de formatura de Helena.

Helena fica emocionada com a imagem de Santa Clara, que põe ao lado do retrato da filha. Irmã Má resmunga da pequena reunião. Alex recrimina Marta por ter mexido nas coisas de Nanda. Marta está transtornada com mais uma mentira e reclama o sacrifício que fez para enviar a filha para o exterior. Renato solicita uma carona à Isabel. Carmem e Greg se encontram.

Anna e Giselle comem pipoca e veem filme juntas na TV. Isabel deixa Renato no meio da rua. Maria fala para Bira que ele deve aceitar que Carmem não gosta mais dele. Marta cobra por Nanda ter mentido e a acusa de ter tentado dar o golpe da barriga em Léo. Nanda sai correndo de casa, fica no ponto de ônibus, que é invadido por um carro. Nanda cai no chão com o impacto.

Capítulo de quinta-feira, 16 de dezembro – Cap. 22

Nanda fica caída no chão, segurando a bolsa com o dinheiro e o telefone de Olívia. Um casal decide encaminhar Nanda ao hospital. Sandra fica de olho em uma joia de Lalinha, mas toma uma bronca de Constância. Tide dá à Olívia o missal de Lalinha, onde ela tinha o soneto que recitou pouco antes de morrer. Nanda desperta e resmunga de dor.

O casal que a amparou se preocupa mais quando ela fala estar grávida de gêmeos. Tide se recorda de Lalinha falando que cada filha herdaria algumas de suas joias. Ivan fala com Gustavo que a partilha das joias devia ser feita por um joalheiro. Helena decide fazer uma cesariana em Nanda. Alex põe as lembranças de Nanda na caixa.

Nascem os bebês de Nanda. A menina tem problemas. O auxiliar de enfermagem tira uma foto a pedido de Nanda. Lívia solicita que Isabel a fotografe grávida. Tide convoca as mulheres da família em seu quarto. Constância busca barrar Sandra, mas Olívia a convida. Tide solicita que eles peguem as joias que desejarem.

Giselle fica com raiva quando Anna fala que ela voltará ao balé. Sandra fica mal quando recebe só com um cordão. Alex vê os vestígios do acidente. Marta lê mais uma vez o recado de despedida de Léo e rasga a fotografia dos dois juntos. Nanda passa mal e solicita que Helena não esqueça o nome das crianças: Francisco e Clara. Helena se prepara para fazer a cirurgia em Nanda.

Capítulo de sexta-feira, 17 de dezembro – Cap. 23

Impactada com a revelação dos nomes dos filhos de Nanda, Helena se lembra do parto da própria filha, também com nome de Clara. Ela começa a cirurgia. Alex acha imperdoável que Marta tenha rasgado a fotografia e pede a separação. Marta reage com ironia e despeito questionando como ele pretende sustentar a família. Alex atira um copo d´água na cara de Marta.

Selma acha esquisito que Greg apareça em sua casa. Tide põe um colar de Lalinha em Constância, que fica emocionada. Gustavo insiste que devia ter havido um inventário das joias e Tide insiste que foram distribuídas lembranças de Lalinha, que não têm preço. Na sala de cirurgia, 20 minutos se passaram do início da cirurgia. Irmã Má fica preocupada quem será o responsável por pagar as custas da internação de Nanda.

Greg fala para Selma que segue amando Helena. Selma fica irritada com Greg. Nanda tem uma grande hemorragia, a equipe médica agiliza. Olívia desliga o celular ao entrar no cinema. Helena busca salvar Nanda. Apesar de todos os esforços, Nanda morre. Helena fica mal e beija o rosto de Nanda. Gustavo resmunga das joias que Márcia escolheu.

Camila bate de frente com Elisa e Ivan, porque deseja sair. Irmã Natércia fica solidária com a situação de Nanda. Constância dá conselhos a Domingos a zelar por Fred para que ele não se desvie do bom caminho. Jorge fala ao pai que não está pensando em casamento.

Irmã Fátima apresenta para Helena o anel e a bolsinha de Nanda, com o telefone de Olívia. Helena telefona para a casa de Olívia. Jorge atende e diz que a irmã está no cinema. Ela tenta o celular, mas está desligado. Irmã Maria acredita que seja melhor comunicar à polícia para que encaminhem o corpo ao necrotério.

Capítulo de sábado, 18 de dezembro – Cap. 24

Greg se despede, brinca com Isabel e solicita para Lucas colocá-lo num táxi. Renato fala com a mulher sobre a possibilidade de lecionar um curso em uma universidade na Inglaterra. Lívia não aprova a ideia de ficar distante da mãe. Helena olha de forma terna para os bebês de Nanda. Em seguida, comunica à enfermeira sobre o nome das crianças: Francisco e Clara.

Enfim, Olívia é localizada. Helena solicita que ela compareça ao hospital. Olívia troca olhares com Helena e compreende que Nanda faleceu. Em seguida, dá um abraço em Sílvio. Helena fala para Olívia sobre o acidente de Nanda e de todas os problemas pós-parto. Olívia fala do drama que Nanda teve que encarar durante a gestação e diz que informará à família da jovem.

Sabrina desperta tensa com um pesadelo, pensa em telefonar para o Brasil, mas é dissuadida por Vinícius. Diana fala com Leandro sobre a situação de Nanda. Sérgio desperta a mãe, preocupado com Nanda. Ela manda que ele fale com Alex, pois já se irritou muito. Olívia e Sílvio sorriem ao verem as crianças. Alex desperta assustado.

Sílvio se responsabiliza pelas despesas. Olívia, Silvio e Helena chegam até onde está o corpo de Nanda. Olívia fraqueja ao se despedir da amiga e chora, abraçada a Sílvio. Diana e Leandro se prontificam a auxiliar Olívia a dar a notícia à família de Nanda.

Alex encontra com eles no corredor e nota que algo de esquisito ocorreu com a filha. Descontrolado, ele quer ir de forma imediata ao hospital. Entretanto, é aconselhado a não fazê-lo. Marta ensaia um bate boca com o marido. Diana comunica que a coisa é séria. Os pais querem tomar ciência se a situação de Nanda é grave.

O resumo dos capítulos podem sofrer alterações de acordo com a decisão das emissoras

Saiba tudo sobre Páginas da Vida no Viva!

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Advertisement