Rádio Nacional completa 85 anos

Marco do rádio brasileiro, a Rádio Nacional está completando 85 anos neste domingo, 12 de setembro. A emissora planejou uma programação especial durante todo o mês de setembro para festejar a data.

Neste domingo (12), a programação local no Rio será toda voltada ao aniversário com Histórias do Frazão, de 8h a 10h; e Painel Nacional, com Dylan Araújo, ao vivo, das 10h às 12h.

Na parte da tarde, das 12h às 13h, será transmitido um programa especial sobre cantores do rádio, com Astrid Nick. E das 13h às 14h, vai ao ar uma edição festiva do Ponto do Samba.

EMISSORA GANHA MUSEU

Como parte do calendário de celebrações de 85 anos da emissora, a EBC (Empresa Brasil de Comunicação) inaugurou em agosto o Museu da Rádio Nacional, nas instalações de sua sede no Rio. O evento contou com a presença do Ministro das Comunicações, Fábio Faria, e do diretor-presidente da EBC, Glen Valente.

O local conta um pouco da Era de Ouro do Rádio, época em que a Nacional foi lançada. Um dos destaques é a réplica do estúdio onde foram produzidas as principais radionovelas da emissora, como o Em Busca da Felicidade, a primeira radionovela do país, e Direito de Nascer.

O espaço ainda não foi liberado para a visitação do público por conta da pandemia.

HISTÓRIA

A Rádio Nacional foi lançada em 12 de setembro de 1936,no período da Era de Ouro do Rádio. A emissora é considerada referência na história do veículo, com bases ligadas à música, à informação, ao humor, à dramaturgia, ao esporte e aos programas de auditório.

Altamente popular, a Nacional do Rio de Janeiro foi a primeira a implementar o radiojornalismo, através do programa O Repórter Esso (1941 e 1968). O slogan “a testemunha ocular da história” serviu de base para outros produtos jornalísticos do país.

Importantes nomes do rádio brasileiro passaram pela Nacional: Ary Barroso, Gerdal dos Santos, Afrânio Rodrigues, Manoel Barcelos, Daysi Lúcidi, Luiz Mendes, César de Alencar, Paulo Gracindo, Antonio Carlos e José Carlos Araújo e outros.

Imagem: Acervo Rádio Nacional

O local também foi um marco com seus programas de auditório que abriram espaço para artistas como Orlando Silva, Ataulfo Alves, Dalva de Oliveira, Herivelto Martins, Francisco Sena, Nelson Gonçalves, Cauby Peixoto, Luiz Gonzaga, Eliana Pittman, Dolores Duran, Angela Maria, Roberto Carlos e outros.

Atualmente, a frequência da Rádio Nacional está liberada apenas no AM, em 1130. A expectativa é que, em breve, a emissora vá para o FM, ocupando a faixa dos 87 FM. Há um ano, o prédio A Noite, símbolo da emissora nos tempos de Praça Mauá, teve sua venda autorizada pelo Ministério da Economia. Entretanto, ainda não foi arrematado.

INSCREVA-SE NO CANAL DO AUDIÊNCIA CARIOCA NO YOUTUBE!

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Imagem capa: Divulgação

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31