Saiba detalhes dos novos estúdios do SBT no Rio de Janeiro

O SBT inaugurou nesta quinta-feira (19), data em que comemorou seu 40º aniversário, seus novos novos estúdios no Rio de Janeiro. A emissora está de mudança de São Cristóvão para o Centro do Rio, ao lado do aeroporto Santos Dumont.

A seguir, confira detalhes dos novos estúdios do SBT no Rio de Janeiro. Apesar da inauguração ocorrida ontem, ainda não foi definida a data em que os telejornais serão produzidos em seu novo endereço.

NOVOS ESTÚDIOS

O estúdio é dividido em quatro ambientes: Jornal do SBT Rio; Jornal para o Interior do Estado do RJ; Entretenimento e SBT Esporte Rio; e croma key para o cenário virtual.

O novo estúdio conta com o visual de janela, contendo como fundo a Marina da Glória e o Morro da Urca. Toda a iluminação será realizada através de refletores e fitas de led, com baixo consumo de energia.

Os cenários partem de um conceito clean, sem ambientes fechados, mantendo uma linha visual de toda a emissora.

REDAÇÃO

Uma câmera PTZ foi colocada na redação para entradas ao vivo. A redação ficará mais próxima às ilhas de edição, melhorando o controle e agilidade no fechamento do jornal.

SINAL

Todo o fluxo de sinal será realizado através de fibra ótica entre o SBT Rio e a matriz, em São Paulo. O uso de ‘links’ de rádio IP interligam o prédio da Marechal Câmara, no Centro do Rio, e o Transmissor no Morro do Sumaré, de forma bidirecional.

PRODUÇÃO E SWITCHER

As câmeras que integram o projeto são PTZ (Pan, Tilt e zoom) não necessitam de operadores na cabeça e podem ser operadas remotamente. Estas câmeras possuem tecnologia 4K, através de conexões NDI, novo formato de vídeo sobre IP.

No estúdio, os programas contarão com três câmeras. Duas câmeras foram instaladas na laje do prédio e permitem captar imagens da Baía de Guanabara, do Aterro do Flamengo e do Pão de Açúcar. 

O switcher contará com diversos recursos de corte, efeitos, grafismos e cenário virtual. Também conta com uma automação, que conecta as estações de trabalho dos jornalistas com o equipamento. O aparato permite criar uma ‘playlist’ para a exibição de jornal e, desta forma, reduzir as interferências humanas no conteúdo.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI)

Unificado, todo o fluxo de sinais de entrada e saída, vídeo servidores, unidades eletrônicas, matrizes, processadores, servidores de TI ficam nesta sala. É por lá que há o controle de fluxo de acessos e de ar condicionado.

Toda a área técnica passa a a contar com centrais de ar condicionado VRF. Estes produtos possuem menor ruído e controle eletrônico de temperatura e programação.

Toda a infraestrutura de TI é nova e conta com novos servidores com firewall, ampliando a segurança nos acessos e a eficiência na operação.

A emissora contará com um painel touch screen e um novo servidor com maior capacidade de armazenamento. A telefonia passa a usar a tecnologia IP e faz menor uso de cabos.

INFRAESTRUTURA ELÉTRICA

A estrutura no Centro do Rio conta com energia redundante da concessionária, através de um grupo gerador e dois sistemas de nobreak, que atendem individualmente a área de TI e outro, a área técnica.

INSCREVA-SE NO CANAL DO AUDIÊNCIA CARIOCA NO YOUTUBE!

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Imagens: Divulgação SBT / Humberto Teski

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31