Coluna: Quando lhe convém, Silvio Santos aposta no jornalismo

Que o jornalismo do SBT já anda sucateado, isso todo mundo já sabe. Aliás, o departamento nunca foi uma prioridade para Silvio Santos. Nos últimos meses, a emissora perdeu três pilares do setor: Roberto Cabrini, Carlos Nascimento e Rachel Sheherazade foram dispensados.

Aliás, Silvio sempre tratou o jornalismo da emissora ao seu bel prazer. Quando Sheherazade bombou na internet dando opinião sobre o Carnaval, ele mandou trazer a âncora para dar uma repaginada no SBT Brasil.

Gostem ou não, Rachel Sheherazade elevou o principal jornal do SBT a um status que antes não possuía. Antes dela, havia pouca repercussão sobre o produto…

Mesmo assim, Silvio Santos chegou a convidar a jornalista a um de seus programas e avisar que mudou de ideia:

“Você começou a fazer comentários políticos no SBT, e eu pedi para você não fazer mais. Não pode fazer porque você foi contratada para ler notícias. Não foi contratada para dar a sua opinião. Se você quiser fazer política, compre uma estação de televisão e vá fazer por sua conta”, disse o “patrão” no Troféu Imprensa, em 2017. O mesmo aconteceu com Danilo Gentili.

Alinhado ao governo, o SBT dedicou mais de cinco minutos do Programa Silvio Santos neste domingo (13) para fazer uma matéria chapa branca em favor do governo Jair Bolsonaro. A reportagem mostrou um passeio de moto, onde muitos dos apoiadores do presidente estavam sem máscara.

A mesma emissora esta semana publicou em suas propagandas comerciais o seguinte trecho da bíblia:

“Não critique o governo, mesmo em pensamento, e não critique o homem rico ,nem mesmo dentro do seu próprio quarto. Pois um passarinho poderia ir contar a ele o que você disse”, reproduziu um trecho de Salomão.

Opressor, não acham?!

Este passarinho aqui, da cor que você quiser, vai te contar também: fé, interesses políticos e comerciais nunca andaram tão juntos….

Jornalismo? Ah, melhor deixar pra lá…

COPA AMÉRICA PELO BRASIL

A Copa América no SBT, com Brasil 3 x 0 Venezuela, liderou em Recife, Fortaleza, Manaus, Distrito Federal e Goiânia.

Segundo o Painel Nacional de TV (PNT), que reúne as quinze principais praças da medição de audiência, o SBT foi vice-líder, com 13,5.

A Globo liderou com 16,5, exibindo o Domingão do Faustão, com Tiago Leifert. A Record foi terceira, com o Canta Comigo, com média de 7,2 pontos.

No Rio de Janeiro, o SBT bateu recorde de audiência: 12 pontos de média. A emissora não registrava este índice aos domingos, desde março de 2017.

ZECA CAMARGO

Afastado da telinha, Zeca Camargo é o convidado especial de Erick Jacquin no Minha Receita desta terça-feira (15). A gastronomia alemã será o assunto da semana, com direito a uma mesa batizada de ‘Jacquinfest’ e cervejinha para a dupla;

PAES E O BARRA MUSIC

Eduardo Paes mandou descredenciar o Espaço Hall, antigo Barra Music, como um dos postos de vacinação contra a covid-19.

Segundo o prefeito, “Não é admissível que durante a semana faça de conta que salva vidas e no final de semana promova shows sem respeitar as regras estabelecidas pela prefeitura”, disparou.

Durante seu segundo mandato, entre 2013-2016,a Secretaria de Ordem Pública mandou interditar o Barra Music por falta de alvará.

CAMPANHA DO AGASALHO

Ainda não chegamos no inverno, mas o frio já bate à porta do carioca. Aqueles que desejam participar da campanha do agasalho, podem procurar as lojas físicas da Cacau Show até 27 de junho.

Serão aceitos cobertores, casacos, meias, luvas e gorros em bom estado. Todo o material recolhido será entregue a ONGs ou às prefeituras mais próximas para repassar a quem precisa.

BATE E VOLTA DO AC
  • A reprise de Os Dez Mandamentos na TV Brasil tem puxado a audiência da emissora para próximo de 1 ponto e pico de 1,3. Números altos para a realidade da emissora estatal;
  • Em tempo: a Record TV já vem editando para lançar a reprise de Os Dez Mandamentos na faixa da tarde. Inicialmente, a emissora chegou a anunciar para maio a estreia. Agora, fala-se em junho ou até mesmo julho. Trata-se de mais uma tentativa de salvar a faixa das 15h20-16h, onde Prova de Amor vem oscilando em audiência;
  • Portugal estreia na Copa América nesta terça-feira (15): diante da Hungria, do Púskas Arena. O grupo ainda tem Alemanha e França, um dos mais difíceis da competição. A bola rola às 13h;
  • Alemanha x França jogam na sequência, às 16h, em Munique. O jogo reúne as duas últimas campeãs mundiais. As duas partidas terão exibição, ao vivo, no SporTV;
  • Anota aí: as ‘lives’ do Audiência Carioca vão ao ar às segundas e quintas-feiras, às 19h. Participe mandando a sua pergunta e o seu comentário.

Eduardo Moura é jornalista e editor do site Audiência Carioca. E-mails para a coluna: [email protected]

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Imagem: Reprodução TV

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31