Justiça ordena que a Band Rio diminua programação destinada à igreja

A juíza Frana Elizabeth Mendes, da 26ª Vara Federal do Rio de Janeiro, determinou que a Band Rio reveja o tempo destinado à programação voltada à igreja.

A ação civil pública nº 5098337-03.2019.4.02.5101/RJ foi impetrada pelo Ministério Público Federal (MPF) e tem como rés a Rádio e Televisão Bandeirantes do Rio de Janeiro S.A. e a Advocacia Geral da União (AGU).

Em sentença na última terça-feira (13), a Band terá que reduzir sua programação voltada à igreja para 25% do tempo diário, tempo destinado à publicidade.

O processo cita que limita o conteúdo voltado à missa, cultos ou rituais, onde “a plateia exercita a fé com hinos, orações e manifestações espontâneas ou solicitadas pelo líder”.

O MPF alega que “a única obrigação verdadeira da concessionária é exibir os conteúdos previamente produzidos e formatados pela entidade religiosa contratante, mediante
remuneração, da mesma forma como ocorre com as publicidades comerciais veiculadas nos intervalos da programação”, dizem os autos.

As rés Band e a AGU responderam na que “programas religiosos não se enquadram na
categoria ‘Publicidade’, à qual pertencem tão somente os programas que tenham por finalidade promover um produto, serviço, marca, empresa ou ideia”.

Os argumentos apresentados não foram capazes de convencer a justiça, que definiu como procedente o pedido do MPF.

A Band foi condenada a “reduzir o período total comercializado de sua grade (inclusive comercializado a entidades religiosas ou outros entes sem fins lucrativos) para 25% do tempo diário” (6h).

A justiça ainda obrigou que a AGU fiscalize a determinação do limite máximo de 25% do tempo diário de programação, como objeto de comercialização neste percentual a entidades religiosas e publicitárias.

Procurada para dar sua versão sobre o caso, a Band informou: ” a emissora não comenta decisões judiciais”.

A íntegra da decisão da 26ª Vara Federal do Rio de Janeiro está disponível na página do Ministério Público Federal.

FALANDO DA NOVA PROGRAMAÇÃO DA REDETV!

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA!

Imagem: Reprodução

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31