Nando Cunha sobre novelas: “Um branco é chamado para fazer um ser humano. Nós, para fazermos um negro”

Em entrevista ao jornalista Wellington Andrade, o ator Nando Cunha chamou a atenção pelo sentimento que tem quando um ator negro é convidado para fazer um papel. Na visão do veterano, há sempre um esteriótipo carregado em cima de artistas desta etnia, comparado a colegas brancos:

“Quando a gente é chamado para interpretar um papel, em uma novela, é para interpretar um negro. Há.. Você vai viver um médico.. Um médico negro. Você vai interpretar um engenheiro… Um engenheiro negro. Com todos os esteriótipos deles. Não muda”, desabafou Nando.

A solução para esse comportamento do mercado, segundo a visão do ator, é necessária a inclusão de negros em outras áreas, como produção e direção: “Só vai mudar se um negro escrever pro outro. Se tiver um negro escrevendo pra gente. Se um roteirista escrevendo pra gente. Ou um diretor lá negro, dizendo, ‘isso aí não é legal, falar isso’…”, pondera.

“Um branco, quando é chamado para fazer um personagem, um papel, ele é chamado para fazer um ser humano. Nós, quando somos chamados, somos chamados para fazer um negro. Nunca somos chamados para fazer um ser humano”, finaliza Nando Cunha.

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31