Edital da EBC cita canal usado por emissora concorrente para o uso em FM da Rádio Nacional

No último domingo (5), o Audiência Carioca revelou que a EBC lançou um edital de pregão onde trata de frequência modulada em FM para a Rádio Nacional, hoje veiculada apenas no AM e na internet.

Após o lançamento da reportagem, o site recebeu a informação de que o “canal 231” [veja abaixo], citado pelo edital da EBC, não está disponível no dial carioca. Atualmente, o espaço segue ocupado por outra emissora do mercado radiofônico.

O Audiência Carioca foi atrás da confirmação e descobriu que, de fato, o canal 231, citado no edital, está sendo usado pela Rádio Roquette Pinto (94,1 FM). A emissora é administrada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro.

A partir daí uma série de dúvidas surgiram em nossa apuração. A primeira delas, se haverá uma mudança futura de frequência entre as emissoras.

Nós procuramos as duas emissoras para comentar ou esclarecer a situação. Procurada na última segunda-feira (6), a EBC nos retornou na manhã de hoje (8) com o seguinte posicionamento:

“Sua demanda está sendo encaminhada. Tão logo tenhamos um retorno, entraremos em contato”. A EBC não estabeleceu um prazo para a resposta sobre o caso.

A assessoria de imprensa da Casa Civil do RJ, que responde pela Roquette Pinto, não retornou nossos contatos. O espaço continua aberto para ambas as partes.

Há alguns anos, as duas emissoras tentaram uma aproximação com objetivo de criar uma parceria de conteúdo. Só que as negociações não foram à frente.

A grande dúvida que fica é se, de fato, a EBC tem interesse na frequência usada pela 94FM para inserir o que chama de Rádio Nacional FM.

Sempre bom lembrar que Wilson Wtizel e Jair Bolsonaro não vivem a melhor de suas relações. A conferir.

Imagem: Reprodução Internet

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31