SBT é condenado a pagar R$ 700 mil por plagiar trabalho artístico em novela

O SBT foi condenado a pagar a quantia de R$ 700 mil por ter plagiado um dos cenários da novela As Aventuras de Poliana. A decisão foi imposta pela 13ª Vara Cível da capital paulista, que reconheceu que a emissora se apropriou indevidamente de uma obra já existente.

A ação foi imposta pelos artistas Luca Bastolla e Maria Carolina Mello. No entendimento da dupla, o SBT usou imagens de coração, raios e lavas idênticas às suas criações sem pedir a devida autorização. A arte foi colocada na imagem de uma escola da novela infantil, onde estuda a protagonista Poliana (Sophia Valverde).

Luca e Maria perceberam o plágio logo na estreia da novela, em 18 de maio de 2018. Os artistas tentaram resolver a situação diretamente com o SBT antes de procurar a justiça, mas não tiveram retorno.

O projeto ‘Life Is a Bit’ nasceu no Rio de Janeiro e é de autoria de Luca Bastolla e Maria Carolina Mello. A dupla expõe o trabalho artístico com base em estética glitch em diversas paisagens urbanas.

Apesar da primeira vitória, obtida em 31 de outubro, o SBT vai recorrer da decisão judicial. A novela As Aventuras de Poliana é escrita por Íris Abravanel.

Compare o trabalho do ‘Life Is a Bit’ com o cenário da novela.