Especial ‘Censo da Maré’, do RJ2, mostra a força das comunidades no Rio

Durante toda a semana, o RJ2 está trazendo ao público um especial sobre a vida dos moradores da comunidade da Maré, na zona norte do Rio.

Em um trabalho de mão cheia, o jornalista Chico Regueira desvendou um outro lado da comunidade, sempre marcada pelas pautas envolvendo a polícia e o tráfico de drogas.

No material, Chico e equipe trazem dados sobre as origens dos moradores e a luta diária em manter o comércio local. Muitos devem desconhecer, mas a região chega a oferecer tapiocaria especializada e agência de turismo.

Aliás, os pacotes de viagem chamam a atenção. Segundo o dono de um estabelecimento, mais de 90% das vendas são para o Nordeste brasileiro. O local concentra, ao menos, 14 mil pessoas nascidas no estado da Paraíba. O número de habitantes paraibanos na Maré é superior a mais de 160 cidades do estado nordestino.

Outros números também mostram força da comunidade, em manter a dignidade. Mais de 95% dos imóveis são registrados com documentação e o comércio, em boa parte, já vive na legalidade.

Um show de informação para aqueles que têm a errada imagem de que comunidade vive de tiros e invasões.

Quem não teve a oportunidade de assistir, o conteúdo está liberado na página do RJ2 na GloboPlay. Ainda faltam dois episódios, que serão mostrados nesta quinta-feira (10) e sexta-feira (11).

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31