Casa de Tom Jobim em Ipanema será demolida

A famosa casa onde morou Tom Jobim na rua Barão da Torre, 107, em Ipanema, será demolida. Desde dezembro do ano passado, já existiam notícias de que o local poderia vir abaixo.

O terreno foi vendido para uma construtora, que até então ainda mantinha o histórico local. Tom nem morou por muito tempo por ali, apenas cinco anos (1960-65). Entretanto, foi nesta casa que ele compôs famosas músicas como “Samba do avião”, “Corcovado” e “Ela é carioca” . Sem contar que o maior sucesso do compositor, “Garota de Ipanema”, leva o nome do bairro.

Segundo informações do colunista Alessandro Lo-Bianco, da RedeTV, a construtora já tomou a decisão de por a casa abaixo. Moradores da região tentam reverter a situação e tomar o local para assim evitar a perda de um canto tão especial dos cariocas.

Atualmente, o grande local da Bossa Nova dá lugar a um hostel. Muitos turistas se hospedavam no local para fazerem registros e conhecerem um pouco da história de Tom. O compositor morou em duas casas no bairro. A primeira, na rua Nascimento Silva, 107, já não existe mais e hoje dá lugar a um prédio.

O processo de derrubada da casa da Barão da Torre é a triste realidade dos imóveis da zona sul do Rio, onde poucas casas ainda existem. Tudo pela troca de arranha-céus.

No específico caso de Tom, é a trágica modernidade do capitalismo destruindo a nossa história e cultura. Triste e dura realidade.

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31