Lívia Mendonça: “O Wagner Montes me ensinou demais. Substituir um ícone é uma grande responsabilidade”

De manhã cedo, às 6h30, Lívia Mendonça é a voz oficial da Record TV Rio e tem a missão de contar os primeiros acontecimentos da cidade.

Ocupando o lugar de Wagner Montes desde que o apresentador se lançou à disputa para ser Deputado Federal pelo RJ, a loira abriu o jogo e, em uma entrevista aberta, falou sobre a rotina de colocar no ar um dos principais jornais do estado no ar.

A conquista de uma das cadeiras na Câmara dos Deputados, certamente, irá modificar totalmente a rotina de Wagner Montes. Os trabalhos em Brasília vão reduzir a disponibilidade do, ainda, titular do jornal da Record TV Rio.

Questionada sobre a possibilidade de ser efetivada no ‘Balanço Geral RJ Manhã’, Lívia tem os pés no chão e não se vislumbra. Ela está preparada para assumir as decisões da emissora, quaisquer que sejam.

Já quando o assunto é diretamente o contato com Wagner, a gratidão é evidente: “O Wagner Montes me ensinou demais. Substituir um ícone é uma grande responsabilidade”.

A rotina de mãe, esposa, dona de casa e jornalista também não ficaram de fora do papo. Lívia compartilha esses momentos através das redes sociais. Mãe da pequena Nicole, ela se divide entre a TV e os cuidados da família. Confira a entrevista.

Audiência: Lívia, você é uma das principais âncoras do telejornalismo carioca. Como é o desafio de colocar o ‘Balanço Geral RJ Manhã’ no ar para um estado recheado de notícias tensas?

Lívia Mendonça: Primeiro quero agradecer pelo carinho que recebo, por você me permitir entrar na sua casa. Todos os dias tenho um desafio enorme, mas que é motivado por essa confiança. Estar à frente do primeiro jornal do dia é ainda mais desafiador. Enquanto as pessoas estão dormindo, estamos trabalhando, na apuração dos fatos, no combate à “fake news”, para que o seu bom dia seja com notícias verdadeiras.

Audiência: O noticiário no Rio é denso. Não há um dia que notícias envolvendo corrupção e violência fiquem fora da pauta. Como cidadão, isso é bem revoltante… Como você lida para separar o seu lado pessoal de cidadã com o profissional?

Lívia MendonçaJornalista também é cidadã, impossível não se emocionar, não ficar revoltada com as barbaridades que acontecem aqui no nosso estado. A diferença é que por darmos a notícia temos uma responsabilidade maior pela opinião popular. Sabendo disso, gosto de ouvir sempre os dois lados de uma história, da vítima e  do acusado, tenho muito cuidado com todas as informações que recebo e, na dúvida, não me posiciono.

Audiência: Atualmente, o ‘Balanço Geral RJ Manhã’ tem tido um bom desempenho em termos de audiência. Os números dizem isso. Qual o diferencial do ‘Balanço Geral RJ Manhã ‘ para os jornais da concorrência?

Lívia MendonçaAcredito que seja a conversa com quem está nos assistindo. Não é só notícia, é um bate papo com o trabalhador que se prepara para sair de casa e precisa saber do trânsito ou até mesmo de um tiroteio para evitar no seu caminho. Com a dona de casa que gosta de ser informada, com o estudante que fica na dúvida se precisa ou não levar aquele casaco… Um bom dia mais leve, mas com muitas notícias.

Audiência: Como é a rotina de uma jornalista que às 6h30 já está no ar na TV?

Lívia Mendonça: Esse horário já é tarde [risos]. Tem que dormir mais cedo, ou pelo menos tentar. Eu já acordo consumindo informação. Levanto às 3h30 da madrugada e quando chego na TV é uma corrida contra o tempo. Durante a maquiagem sou bombardeada pelas notícias. E acredite: depois de tudo pronto, quando entramos no ar aquilo que já tinha sido programado para o jornal pode mudar. Ao vivo é isso! Ah! Sem falar que sou mãe, dona de casa, esposa… Uma guerreira como a maioria dos brasileiros.

Audiência: O ‘Balanço Geral RJ’ de sábado, tem uma pegada mais leve, onde a maior parte do conteúdo é o entretenimento. Além do jornalismo, a gente vê sua interatividade pelas redes sociais  também no tempo em que você ficou no ‘Domingo Show’. Tem o sonho de trabalhar neste segmento de novo ou ter um programa seu?

Lívia MendonçaGosto de desafios, sou movida por eles… O que vier, vou encarar sempre da melhor maneira. O aprendizado tem que ser constante. Meu sonho era ser jornalista e consegui! As consequências que surgem na profissão é o resultado de muito trabalho e dedicação. O que tento é mostrar a flexibilidade da Lívia, seja num jornalismo diário, “hard news”, no entretenimento e até mesmo na minha rede social. Minha intenção é quebrar qualquer barreira de distanciamento. Sou mulher, mãe, trabalhadora, como você. Sim, podemos conversar sobre “tudo”, e quero ter sua confiança na hora da informação.

Audiência: Como foi a experiência no ‘RJ Record’, um jornal mais formal, diferente do ‘Balanço Geral’?

Lívia MendonçaMais um desafio que amei. O ‘RJ Record’ tinha suas particularidades, falávamos mais de política, economia… Tinha mais tempo para pensar no jornal. Até porque a audiência era outra e o público também. Quando a missão encarada é vista com bons olhos, surgem outras oportunidades. E foi assim, do boa noite voltamos para o bom dia.

Audiência: A gente tem acompanhado o estado de saúde do Wagner Montes. Você que foi repórter dele por muito tempo, como é o Wagner no dia a dia? E como é essa responsabilidade de apresentar um programa que tem a marca dele?

Lívia Mendonça: O Wagner é um querido! Ele é exatamente o que mostra na televisão, um ser humano ímpar. Foi esse grande mestre que me ensinou demais e me deu oportunidade de fazer parte da equipe dele. Substituir um ícone é sempre uma grande responsabilidade, por isso não quero ser o Wagner Montes e sim tento colocar em prática as coisas boas que aprendi com ele.

Audiência: Você ainda não foi oficialmente efetivada no lugar do Wagner Montes no ‘Balanço’, mas tudo indica que será… O programa tem respondido bem de audiência e a gente sabe que ele terá muitos compromissos em Brasília. como você se sente diante dessa possibilidade?

Lívia Mendonça: Estou pronta para qualquer que seja a intenção da emissora.

Audiência: O que mais te marcou na carreira? E o que você ainda não fez que não faria?

Lívia MendonçaLá se vão quase 15 anos de carreira… falei sobre moda, esporte, fofoca, polícia, vendi produtos na TV. Foram muitos momentos marcantes, mas o que sempre me faz pensar é a falta de cuidado com o povo, em todo o país. Mostrei as tragédias da região serrana, as ocupações policiais de perto aqui no Rio de Janeiro e no nordeste uma mulher de 34 anos presa num corpo de uma menina de 5 porque não tinha saúde por perto. Também mostrei ao vivo o resultado da corrupção, narrei a prisão de 3 ex governadores e do atual governador carioca, sem falar nos aliados e o que ainda vem por aí… Contei muitas histórias marcantes, nenhuma mentira, isso eu jamais faria!

Audiência: Para encerrar, convida o público para te seguir na TV e nas redes sociais.

Lívia MendonçaQuero agradecer por tanto carinho e confiança de todos! De segunda a sexta, 6h30 da manhã, estou ao vivo no Balanço Geral Manhã. E nós construimos o jornal juntos. Quero sua participação! Chega no sábado, 13h, para descontrair a semana pesada, tem música boa, brincadeiras e informação mais leve também tela da Record TV RJ, daí, eu também quero dançar com você no Balanço Geral Especial. E para quem quiser conhecer melhor a Lívia mamãe, dona de casa, a correria do meu dia a dia é só me seguir no Instagram e Facebook. Vamos conversar?

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31