Band promove o primeiro debate à Presidência da República. Entenda regras

Pioneira há 30 anos no lançamento de debates a cargos políticos, a Band, mais uma vez, inaugura a série de encontros entre os candidatos à Presidência da República. O confronto acontecerá nos estúdios da emissora em São Paulo, com transmissão ao vivo para todo o Brasil, a partir das 22h.

Apenas 8 dos 14 candidatos preencheram os requisitos impostos pelo TSE e poderão participar do debate de logo mais. Da esquerda para direita, esta será a ordem de posicionamento: Álvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriotas), Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (Rede), Jair Bolsonaro (PSC), Guilherme Boulos (PSL), Henrique Meirelles (MDB) e Ciro Gomes (PDT). A ordem foi definida em sorteio na sede da Band, em 30 de julho.

Com mediação de Ricardo Boechat, a duração do debate tem previsão de 2h, em cinco blocos:

BLOCO 1 – Candidatos respondem a mesma pergunta enviada por leitores do jornal ‘Metro’. Na sequência, candidato pergunta para candidato, conforme sorteio prévio;

BLOCO 2 e 4 – Jornalistas do Grupo Band farão perguntas e escolherão o candidato para a réplica. O perguntado terá direito à tréplica. Todos os candidatos receberão perguntas e farão réplicas;

BLOCO 3 – Candidatos voltam a fazer perguntas entre si. Cada candidato poderá receber perguntas até duas vezes.

BLOCO FINAL: Considerações finais. Os candidatos terão 1min e 30 seg para o encerramento.

Tempos: Perguntas terão 30 segundos e a resposta terá 2 minutos. Réplica e tréplica terão 45 seg.

Em caso de ofensas, os candidatos poderão pedir direito de resposta, que serão analisado pela cúpula julgadora do debate. Aprovado, o tempo será de 1 minuto e será feito imediatamente, se possível, dentro do mesmo bloco.

Em caso do segundo turno, o debate da Band acontecerá em 11 outubro.

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31